Mestre em Artes Profissional na UFPA, pós-Graduado pela Universidade do Estado do Pará em Docência da Educação Superior, graduado em Bacharelado em música também pela Universidade do Estado do Pará e formado em trompa pelo Conservatório Carlos Gomes.
Iniciou seus estudos musicais com seu pai Daniel Siqueira e aos 14 anos ingressou no Conservatório Carlos Gomes como aluno de trompa do professor Chromácio Leão. Posteriormente se graduou com o professor Dr. Antônio Augusto.
Convidado pelo professor Stefan Blonk, em 2012 participou do intercâmbio na Holanda (Artez School of Arts), performando como trompista na Het Gelders Orkest. Em 2013 fez parte da Orchestra Young of the Americas, realizando turnês pela América Central (Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala e Belize). Em 2015 foi trompista da Orquestra do Tealtro del Lago no Chile (Santiago e Frutillar). Foi trompista na OSTP durante 14 anos.
Sost estudou um semestre em 2017 na Hochschule für Musik em Karlsruhe (Alemanha) com o professor Will Sanders. Em 2018 participou do HornWeek (Alemanha) obtendo aulas com Willy Bessems, Peter Bühl, Guido Corti, Stefan Dohr, Wojciech Kamionka e Will Sanders.
Participou da gravação de 2 álbuns pela Orchestra of The Americas, produziu o álbum “Bronzes toca Pará”. Durante a pandemia gravou para diversas plataformas estudos para trompa, no intuito de contribuir com a prática do instrumento utilizando o streaming como ferramenta didática. Em 2022 foi o 1º trompista a gravar a obra “Melodia” para as plataformas de streaming do compositor brasileiro Osvaldo Lacerda.
Além da música, ao longo dos anos, Sóstenes enveredou para o mundo literário. Seu primeiro livro, Orquestra Selvagem, publicado em 2024, reflete seu olhar único sobre as dinâmicas internas de uma orquestra, inspirando-se na literatura clássica para dar vida a temas de poder, arte e humanidade no contexto musical. Atualmente, ele é professor de trompa e música de câmara na UFPA, e utiliza o YouTube como plataforma educativa, agora ampliada pela sua nova voz na literatura.
Atualmente é professor de trompa e música de câmara na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, integrante do Sexteto de 7 e é um dos trompistas mais conhecidos do Brasil, através do seu trabalho educativo na plataforma Youtube.
Receba uma msg quando chegar um instrumento no estoque.